sábado, 30 de janeiro de 2010

Mesmo Sentimento


“Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus” (Romanos 15.5).


Tudo o que o Senhor tem nos pertence, porém, não devemos pensar somente no poder, na habilidade e em algumas das Suas virtudes as quais julgamos nos fazer bem. Há outras que nem imaginamos o que podem fazer por nós, mas devem ser buscadas e praticadas. No versículo citado, está escrito que o Senhor é Deus de paciência e consolação. Se Deus o é, também devemos ser como Ele. Se crermos, o Pai irá conceder-nos essas duas capacidades que são de suma importância para a nossa felicidade.
Com a paciência, faremos muitos terem os olhos abertos, ajudaremos outros a fugirem do pecado e buscarem a presença do Pai. Uma vez que a obra é dEle e nada acontece sem Sua participação, não é bom apressar-se e querer que as coisas ocorram rapidamente. A grávida espera pacientemente durante nove meses para ter um bebê forte e saudável, e o lavrador também aguarda tranquilamente pelo tempo da colheita.
O mesmo sentimento deve existir entre os filhos de Deus. É saudável quando um irmão respeita o outro, intercede por ele e demonstra confiança no fato de que o Senhor está no comando de tudo, crendo que, no momento certo, Ele fará a obra (Filipenses 1.6). O Senhor não anda adiantado nem atrasado. O que acontece no mundo inteiro não é novo, e o nosso Deus já estava ciente de tudo. Ele sabia da violência que viria em nossos dias, da falta de respeito por algo alheio e pelas pessoas (2 Timóteo 3.1-7). Por isso, Ele nos ensina que, com paciência, venceremos os políticos corruptos, os indivíduos de má índole e levaremos muitos a usufruírem das bênçãos adquiridas por Jesus mediante Sua morte.
Consolar é colocar o amor em ação, e é disso que as pessoas precisam. Não precisamos de acusadores que se fazem juízes de tudo, os quais sempre põem o dedo em riste, mas não veem os próprios defeitos. Quem caiu necessita de quem o ajude a se levantar (Hebreus 12.12). Somos feitos servos de Deus para auxiliar os abatidos, os destruídos e os que não enxergam a saída. A consolação do Senhor é a única prova de amor que se pode dar aos perdidos. Jesus consolava, pondo um ponto final no sofrimento do próximo.
É preciso que tenhamos essas virtudes uns para com os outros (Efésios 4.32). Foi para isso que Ele nos mandou pregar a Boa Notícia. Este é o tempo de enxugar lágrimas, não de causar outras. Se você tem um espírito que só vê defeitos, abra seus olhos e se arrependa dos pecados ocultos em sua vida. O mau hábito de ver e conhecer os erros alheios só existe em quem tem o coração contaminado pelo pecado (Tito 1.15). Obedece ao Senhor quem ama seu inimigo, bendiz quem o maldiz, faz o bem a quem o odeia e ora pelos que o maltratam e caluniam (Romanos 12.9-21). Com paciência e consolação, cumpriremos o santo mandamento.

Em Cristo, com amor,

Wagner Rebelo

Nenhum comentário: